• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Indústrias podem aliar conhecimento com prática para inovar

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




INOVAÇÃO09/12/2015 - Atualizado em 23/04/2018

Indústrias podem aliar conhecimento com prática para inovar

Programa do IEL incentiva a inovação nas empresas por meio da realização de projetos e mestrado internacional na Alemanha
clique para ampliarclique para ampliarNo Conexão Inova, empresa, Faculdade da Indústria IEL e profissionais estão juntos no desenvolvimento de um projeto de inovação (Foto: Divulgação)

Aliar conhecimento a questões práticas para inovar. Essa é a receita do professor especialista da Steinbeis University Berlin, da Alemanha, Peter Dostler, para que as indústrias possam criar um ambiente inovador. Ele participou de uma palestra promovida neste mês pela Escola de Negócios da Faculdade da Indústria IEL, no Campus da Indústria, em Curitiba, durante evento de lançamento do programa Conexão Inova, iniciativa do IEL em parceria com a Universidade de Steinbeis, da Alemanha, para aumentar a competitividade das indústrias brasileiras. 

O Conexão Inova abre oportunidade para as empresas encontrarem soluções inovadoras por meio do desenvolvimento de um projeto de inovação. Durante o programa, um profissional é escolhido para implantar esse projeto e participa, durante dois anos, de um mestrado e MBA em Gestão Corporativa Internacional, com módulos internacionais em Steinbeis. ?Com o Conexão Inova, o estudante, a Escola de Negócios da Faculdade da Indústria IEL e a empresa ficam alinhados no desenvolvimento de projetos que interessam à indústria para construir a inovação e aumentar a competitividade?, explica o gerente executivo do IEL no Paraná, Eduardo Vaz. 

Segundo o gerente executivo, o IEL quer ajudar empresas a aumentar a inovação e em momentos de crise, iniciativas como o Conexão Inova são diferenciais para as organizações. Dostler também compartilha dessa posição. Para ele, em momentos de instabilidade, a inovação para tornar a indústria mais competitiva é a saída para deixar a crise econômica. "É a oportunidade de se repensar o modelo e os negócios", diz. Para atingir a inovação, acrescenta, é necessário que a alta administração das empresas fortaleçam o ambiente. É importante, diz o especialista, ter a ideia, implementar o projeto e gerar recursos. Para isso, os empresários precisam ter bem definidos os objetivos e estratégias, para gerar projetos e competências. 

Ainda durante a palestra, o especialista mostrou índices que apontam para a baixa inovação da indústria brasileira. "O Brasil inova, mas pouco na comparação com Estados Unidos, China e Alemanha", explicou. Uma das razões apontadas para isso é que muitas ações de inovação ocorrem de forma isolada. "Governo, indústria e universidade não se juntam para isso", avalia. 

No Brasil, as empresas interessadas em participar do programa Conexão Inova já podem entrar em contato com a Escola de Negócios da Faculdade da Indústria IEL pelo telefone (41) 3271-7956 ou e-mail escoladenegocios@ielpr.org.br. A primeira turma do programa tem previsão para começar em março de 2016.


Conteúdos Relacionados

reuniao
                                          produtiva
Você sabe fazer reuniões produtivas?
IEL fortalece a educação para a indústria

Quase meio século de trabalho pelo fortalecimento da indústria

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria