• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Quase meio século de trabalho pelo fortalecimento da indústria

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




HISTÓRIA19/08/2016 - Atualizado em 26/03/2018

Quase meio século de trabalho pelo fortalecimento da indústria

 

clique para ampliarclique
                                          para ampliarConheça os serviços ofertados pelo IEL no Paraná (Foto: Divulgação)

Por Jose Antônio Fares - Superintendente do IEL no Paraná ⌉ Para que os setores produtivos possam crescer fortes e de modo constante, é preciso formar profissionais que saibam o que é, de fato, a indústria de transformação, suas nuances e necessidades, carências e potencialidades. E que para formar este profissional, é necessário mais do que uma simples sala de aula e uma lista de temas a serem absorvidos por ele. É preciso motivá-lo, inseri-lo, ainda em sua formação, no dia a dia de uma empresa, do mercado, da comunidade onde vive e atua.

Nesse contexto, uma mudança radical nos modelos tradicionais de ensino é necessária para formar um profissional preparado para os desafios da indústria do futuro. Porque mais do que competências técnicas exigidas em qualquer área de atuação, o profissional precisará ser protagonista do próprio processo de conhecimento e ter atitudes proativas na carreira.

Com 47 anos de experiência no desenvolvimento da indústria, completados neste domingo, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema Fiep, atentou para esse cenário e tem transformado seus modelos de ensino, aplicando metodologias ativas de aprendizagem nos cursos, que vão da graduação à educação executiva.

Na Faculdade da Indústria IEL, essas metodologias abrem espaço para novos modelos de ensino. Se o dia a dia da indústria é dinâmico, assim precisa ser também a formação do profissional que vai fazer parte dela amanhã. Na instituição, os alunos têm aulas em salas diferentes: mesas redondas integram os estudantes e o professor é um aliado na busca pelo conhecimento, influenciando a pesquisa e análise de casos práticos e reais.

Parcerias internacionais firmadas com instituições reconhecidas mundialmente, como a Universidade de Steinbeis e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa, reforçam o processo de transmissão do conhecimento e a experiência do IEL no aprimoramento de uma educação voltada para a indústria. Nada é estático: tudo é feito em um processo de mão dupla, em que estudante e professores se tornam parceiros na construção do conhecimento.

Talentos para a indústria - O IEL também tem como missão auxiliar empresas na seleção e formação de recursos humanos, a partir de programas de estágio e trainee e de orientação de carreira. Tem ajudado empresas a serem mais inovadoras por meio do Inova Talentos, um programa realizado em parceria com o CNPq para o desenvolvimento de projetos de inovação nas organizações. Por meio dessa agenda, já foram contratados quase 100 bolsistas por empresas em todo o Paraná desde a sua primeira edição, em 74 projetos desenvolvidos a partir do programa - outros cinco estão em início de execução.

Criado inicialmente para auxiliar empresas na identificação e retenção de talentos, o IEL vai além, sendo referência na formação de profissionais, da graduação à educação executiva, aplicando novas metodologias e buscando nas experiências internacionais o que há de mais inovador no ensino. São mais de quatro décadas ajudando a indústria a crescer e ser mais competitiva.

 

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria