• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Quatro dicas essenciais para quem está buscando uma pós-graduação

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Carreira24/03/2016 - Atualizado em 05/04/2016

Quatro dicas essenciais para quem está buscando uma pós-graduação

Especialista do IEL fala sobre reflexões que profissionais devem fazer na hora de escolher um curso para alavancar a carreira
clique para ampliarclique para ampliar(Foto: Divulgação)

A escolha da pós-graduação certa é um passo importante para a carreira, pois se trata de um diferencial no mercado de trabalho. A especialização aprofunda os conhecimentos na área de atuação escolhida e favorece o networking e o amadurecimento do perfil profissional. 

Investir em aperfeiçoamento na carreira é crucial para quem está entrando no mercado de trabalho e para quem já está nele e busca atualização. Veja quatro dicas que a especialista em coaching e coordenadora técnica do IEL no Paraná, Lucimara do Nascimento, separou para você fazer uma escolha assertiva e fazer uma especialização que te trará resultados efetivos.

 


 

    1.  Faça uma autoavaliação 

Analise o momento profissional atual e os objetivos de futuro para que a pós-graduação seja o meio para atingir uma meta pré-definida. Optar por uma especialização a partir desta reflexão é a forma assertiva e consciente da escolha e certamente vai alavancar a sua carreira.

    2.  Fique de olho no mercado 

É importante analisar o mercado de trabalho e identificar alternativas favoráveis  para a área em que atua e ou pretende atuar. Para tanto, é fundamental pesquisar, ler e dialogar com outros profissionais que fazem ou já fizeram a pós-graduação que você gostaria de cursar.

    3. Veja a compatibilidade com a sua rotina profissional 

A escolha da pós-graduação deve ser vista como uma possibilidade de crescimento em sua área e por isso deve permitir uma compatibilização com a sua rotina profissional. Desta forma, você já pode aplicar os conhecimentos, enquanto cursa a especialização. É uma motivação a mais, já que qualquer curso vai exigir tempo e dedicação do profissional. 

     4. Lato Sensu ou Stricto Sensu? 

Primeiro é preciso entender a diferença entre os dois.  A expressão “lato sensu” significa “em sentido amplo” e, como o próprio nome sugere, os cursos de pós-graduação lato sensu são destinados a vários tipos de carreiras, e englobam desde cursos de especialização até os MBAs (Master in Business Administration) e Masters. Sua aplicação é mais prática, voltada para o mercado de trabalho corporativo.

Os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos fazem parte da pós-graduação “stricto sensu”  que em latim significa “em sentido restrito“. São específicos para quem quer seguir a carreira docente e/ou de pesquisador.

O mestrado profissional, apesar de também ser uma pós-graduação stricto sensu, tem como objetivo atender às demandas de profissionais e de instituições que precisam conhecer teorias, ferramentas e métodos científicos para aplicações no ambiente do trabalho. 

Agora que você já sabe a diferença, é só refletir sobre o que você quer da sua carreira e ir em busca do melhor formato para sua vida profissional.

 
Por Lucimara do Nascimento, especialista em coaching
e coordenadora técnica do IEL no Paraná

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria