O IEL Paraná contemplou, na última quinta-feira (25), as empresas paranaenses que possuem as melhores práticas de estágio e os estagiários que tiveram o melhor desempenho ou projeto nas empresas do Estado com o Prêmio IEL de Estágio 2011 – Etapa Regional/Paraná. A entrega do Prêmio, uma iniciativa do IEL Nacional, realizada anualmente em parceria com o IEL Paraná, aconteceu no Cietep, em Curitiba.
As empresas premiadas são Kraft Foods, Brose, Masisa e Furukawa Produtos Elétricos. Os estagiários contemplados com o prêmio são Gabriel Ventura e Jayme Simão, da Kraft Foods; Samylla Boazgewski e Diego Geronimo, do Lactec; William Chagas, da Kin Eletrodomésticos; e Elizangela Cruz, do Colégio Sesi. Os vencedores de cada categoria são indicados para participar da premiação nacional que acontece em Brasília, no ano que vem.
A solenidade de premiação foi aberta pelo diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes, que destacou a importância do estágio para as empresas e estudantes. “É a partir do estágio que o estudante tem a oportunidade de conhecer e ingressar no mercado de trabalho, e a empresa, de formar um colaborador eficiente e atento às suas demandas e necessidades”, afirmou Barreto, que representou o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures, na ocasião.
Categorias - O Prêmio IEL de Estágio é dividido em três categorias: Melhores Práticas, Programa de Estágio e Sistema Indústria. “A intenção do Prêmio é identificar e reconhecer os estagiários, bem como os melhores programas de estágio, divulgando as práticas realizadas pelos parceiros do IEL”, informou Geraldo Bonzani Junior, gerente executivo do IEL Paraná, ressaltando que o Prêmio estimula a prática de estágio e colabora com o desenvolvimento de futuros profissionais para o setor produtivo.
Para Edgar Rodrigues, diretor de Capital Humano da Masisa, o prêmio é mais que um reconhecimento. “É muito estimulante ter o trabalho reconhecido e saber que os nossos talentos aproveitam as oportunidades que proporcionamos”, contou Rodrigues. “Queremos servir de exemplo não só para o Paraná, mas nacionalmente”, completou o diretor, ressaltando a expectativa de vencer a próxima etapa.
Para Sandra Vaccaro Peixoto, analista de Recursos Humanos da Furukawa, a participação no Prêmio é uma forma de disseminar a cultura de estágio da empresa e atrair novos talentos. “Nossa intenção é divulgar nosso Programa de Estágio e benefícios para a comunidade acadêmica, atraindo empreendedores e aumentando nossa visibilidade e credibilidade quanto às oportunidades para os talentos internos”, afirmou.
“É mais que um reconhecimento ao meu esforço, é uma conquista, que me dá a certeza de que estou no caminho certo, e que tenho diferenciais valorizados pelo mercado de trabalho”, revelou Gabriel Ventura, estudante de Engenharia Mecânica e estagiária da Kraft. Já para o colega de trabalho de Gabriel, Jayme Simão, o prêmio é um incentivo para continuar se dedicando no trabalho. “Ser vencedor é algo muito valioso para o meu futuro profissional e um estímulo para continuar me dedicando e aumentando minhas capacidades”, concluiu.
Para o estagiário William Chagas, a premiação significa que soube aproveitar a oportunidade. “O estágio é o momento de ingressar no mercado e ao mesmo tempo praticar e evoluir. Se me destaquei, é porque aproveitei as oportunidades que me deram e posso ir além”, declarou.
Avaliação – O Prêmio recebeu 25 inscrições, todos os inscritos passaram por análises técnicas realizada por profissionais do IEL Estágio e pela avaliação da comissão julgadora, composta por especialistas em estágio da UTFPR, Universidade Positivo, Unindus, Fesp, Famec, FAE, Santa Cruz e Tuiuti, que indicaram os vencedores.
Desafios Organizacionais – Para compartilhar experiências e fomentar ideias na gestão de pessoas dentro das organizações, foi realizado um diálogo sobre “A diversidade das gerações e os novos desafios organizacionais: Como desenvolver e reter talentos”. Participaram do diálogo, a diretora de RH do Sistema Fiep, Daviane Chemin; o diretor de RH da Positivo Informática, Hélcio Tessaro e a executiva da Bonyplus Cosméticos, Margareth Gervason.