Na Etapa Regional do Prêmio IEL de Estágio 2022, promovida pelo Sistema Fiep, o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), de Maringá, conquistou a categoria Educação inovadora. O reconhecimento se deu pelos projetos que compõem a Central de Carreiras, responsável pela gestão do estágio não-obrigatório e pelas estratégias de desenvolvimento de carreira dos alunos e egressos da instituição.
Para a diretora de Pós-graduação e Pesquisa, Marcela Bortotti Favero, o estágio é uma excelente oportunidade para que o aluno experimente e desenvolva os conceitos aprendidos em sala de aula, colocando a teoria em prática. “Além disso, o estágio permite com que o aluno amplie as percepções da atividade e encontre, dentre as muitas possibilidades de sua profissão, sua real vocação. É experimentando que o aluno consegue descobrir o que ele realmente gosta e em qual atividade ele quer atuar”, aponta.
José Carlos Barbieri, reitor da UniCV, no Prêmio IEL de Estágio (Foto: Gelson Bampi)
Inovação na gestão do estágio
Para orientar os acadêmicos com relação ao mercado de trabalho, o Centro Universitário utiliza a Semana de Iniciação à Vida Acadêmica (SIVA) para explicar a diferença entre os modelos de contrato de trabalho e as possibilidades do mercado para realização de atividades profissionais. “Na sequência, temos ações voltadas a orientação quanto a currículos e entrevistas de emprego, para auxiliar no processo seletivo”, acrescenta Marcela.
Sobre o estágio, os acadêmicos recebem informações sobre a Lei de Estágio e têm à disposição a Central de Carreiras, que atua no atendimento direto ao coordenador, gestor de polo e aluno, esclarecendo dúvidas sobre a legislação, e no plano de trabalho do estágio. “Todos os contratos apresentam validação do professor orientador da área para as atividades”, ressalta.
A diretora afirma que o reconhecimento do Prêmio IEL de Estágio pelos projetos da instituição valida as atividades desenvolvidas para a carreira dos acadêmicos. “Nosso intuito na Central de Carreiras da UniCV foi sempre buscar alternativas para ampliar a percepção quanto ao mercado de trabalho dos alunos e ainda, auxiliar eles quanto a entrada no mercado de trabalho e desenvolvimento de sua carreira. Receber este prêmio do IEL, que é um grande parceiro nosso, é realmente muito importante para nós. O Prêmio nos trouxe fôlego e energia para continuar desenvolvendo esses projetos e inovando.”
Projetos da Central de Carreiras