• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Como a metodologia lean pode melhorar o setor administrativo da sua empresa

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




SERVIÇOS17/07/2017 - Atualizado em 26/03/2018

Como a metodologia lean pode melhorar o setor administrativo da sua empresa

Processo que busca melhorar processos, otimizar recursos e reduzir perdas é oferecido pela Faculdade da Indústria IEL

Em 1970, em um cenário pós-Segunda Guerra Mundial, mesmo sem muito para investir, a indústria automobilística japonesa precisava retomar a competitividade. À frente da Toyota, o industrial Taiichi Ohno reinventou o modelo de gestão vigente, que, com baixo investimento, foi capaz de colocar sua empresa no páreo com as concorrentes norte-americanas. Para isso, olhou atentamente para todo o processo produtivo e eliminou qualquer espécie de desperdício, seja de tempo, espera, transporte, material, defeitos ou até mesmo locomoção de funcionários dentro da fábrica. O sucesso foi tanto que o chamado lean manufacturing, ou manufatura enxuta, migrou da indústria automotiva para as demais, rompendo inclusive as fronteiras das linhas de produção industriais.

Seguindo a mesma linha, a Escola de Gestão da Faculdade da Indústria IEL lança a consultoria Lean Office IEL. Criada pelo IEL Nacional, é direcionada à área administrativa das empresas, objetiva melhorar processos, otimizar recursos e reduzir perdas, a fim de alavancar seus resultados. “A consultoria chega para atender à necessidade de aumento da competitividade das empresas e foi desenvolvida a partir de dois elementos centrais: resultado e método”, explica João Sousa, coordenador da Escola de Gestão da Faculdade da Indústria IEL. “O Lean Office é indicado para todas as médias e grandes organizações, pois a necessidade constante de rever processos administrativos é essencial para a sobrevivência de uma organização”, completa.

Ele explica que após logo após a adesão ao programa, é feita uma reunião para que o cronograma seja traçado. “A partir daí, iniciamos o diagnóstico para determinarmos quais processos serão analisados, para então ser realizado o desenvolvimento e execução”, conta. “No final, fazemos uma avaliação de resultados, orientações estratégicas e entendimento da gestão de produtividade do processo impactado.”

Os resultados são mensurados em cinco dimensões: Financeiro, Cliente, Processos, Aprendizagem e Crescimento. Método também está subdividido em cinco elementos: Governança, Filosofia Lean, Estabilização, Qualidade e Fluxo. Depende da organização, mas conforme estudos recentes, o aumento da lucratividade chega a 37% depois do programa implementado. Entre as melhorias alcançadas estão: fluxos mais enxutos nos escritórios, maior flexibilidade nas operações administrativas, maior qualidade operacional, aumento de produtividade, melhoria do atendimento e redução do lead time.

Entre as vantagens da Consultoria Lean Office IEL João Sousa destaca o custo X benefício. “Temos os melhores consultores do mercado nesse processo, com um custo abaixo do empregado no mercado”, afirma. “Além disso, trabalhamos em rede com diversos segmentos, trazendo uma experiência muito valorosa.”

Conheça a consultoria

O novo serviço ofertado está disponível em três abordagens:

  • Ganhos rápidos: com duração aproximada de 12 semanas, o lean é aplicado em um processo administrativo.
  • Ganhos simultâneos: com duração aproximada de 16 semanas, o lean é aplicado em quatro processos. Além disso, engloba a formação de líderes de melhoria de processos.
  • Roadmap - Self Assesment: com duração aproximada de uma semana, é um plano para a própria empresa implementar.

A empresa pode contratar cada uma das consultorias seguindo esta ordem ou optar por uma das três, de acordo com o nível de conhecimento/utilização dos conceitos Lean Office. Saiba mais Consultoria Lean Office IEL.

Entenda na prática

No dia 1º de agosto acontece o workshop “Pensamento Lean - A Filosofia das Empresas de Sucesso” no Campus da Indústria do Sistema Fiep. O objetivo é apresentar aos empresários os benefícios do novo serviço ofertado pelo Sistema Fiep, além de proporcionar a troca de experiências com empresas que possuem casos de sucesso. Para fazer sua inscrição acesse o formulário do evento Lean Office.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria