• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Conheça as práticas de estágio da Aker Solutions, vencedora do Prêmio IEL

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




12/09/2019

Conheça as práticas de estágio da Aker Solutions, vencedora do Prêmio IEL

Crédito da foto: Galtieri Oliveira

A Aker Solutions foi uma das grandes vencedoras do Prêmio IEL de Estágio 2019 na categoria empresa de grande porte. A premiação tem como objetivo valorizar e reconhecer as melhores práticas de estágio por meio da atuação dos principais envolvidos: Estagiário, Empresa e Instituição de Ensino e é realizado anualmente pelo Sistema Fiep por meio do IEL no Paraná. Para receber o prêmio no evento estavam presentes a Aline Mancini, Oscar Netto, analista da Qualidade e Daniel Canali, gerente de Engenharia da empresa. 

A instituição tem um programa de estágio com duração de dois anos e já efetivou 250 profissionais desde que a iniciativa existe na empresa, em 2012. “O programa de estágio na Aker é para alunos de cursos de graduação. Oferecemos a bolsa estágio, vários benefícios similares aos de funcionários tais como PLR. O desenvolvimento é baseado na metodologia 70,20,10% onde 10% são módulos de treinamento e sala de aula, 20% mentoria de profissionais técnicos e gestores, 70% aplicação de projetos multidisciplinares de relevância para o negócio”, conta Aline Mancini, coordenadora de Desenvolvimento Organizacional da instituição.

Atualmente, a empresa conta com 53 estagiários e investe no desenvolvimento das futuras gerações. “Temos um público interno jovem, queremos ouvir opiniões diversas, trazer o jovem para contribuir nos resultados da companhia e se identificar com a identidade organizacional de uma empresa que é multicultural, e ao final aproveitar sempre que possível estes talentos em nossa estrutura interna. Queremos ser reconhecidos além da tecnologia que produzimos, mas principalmente por ser um bom ambiente para se trabalhar onde as pessoas se sentem o tempo inteiro desafiadas, desenvolvidas”, esclarece Aline.

Segundo a coordenadora, 64% de estagiários foram aproveitados na estrutura em 2018. “Os gestores acreditam legitimamente no potencial dos estagiários como contribuintes. Temos um programa de desenvolvimento integral para eles, onde não só o RH participa, mas vários profissionais internos voltados ao desenvolvimento deste grupo”, lembra. “Além disso, temos um clima interno e uma cultura que favorece o jovem. Somos já há alguns anos premiados no ranking do Great Place to Work (GPTW) com resultados positivos com relação ao público de estagiários, mais de 80% de satisfação tivemos neste ano”, sustenta. 

Para Aline, receber a premiação do IEL foi extremamente importante. “Um agente especializado externo em Programa de Estágio nos avaliar e dizer que fomos a empresa campeã de grande porte no estado do Paraná nos sinaliza que nossos esforços e resultados estão no caminho certo. Comemoramos internamente o prêmio com todos eles, inclusive da unidade que temos no RJ, apesar da premiação ter sido no Paraná o programa é o mesmo”, ressalta. 

O que a empresa indica

Confira as recomendações da Aker Solutions para estágios:

  • Investir na formação integral do estudante, principalmente no que tange a inserção no meio organizacional;
  • Falar dos valores da companhia;
  • Trazer métodos de análise de processos;
  • Gerar responsabilidade e não só pequenas tarefas, mas ir ampliando escopo de trabalho, de responsabilidade para que realmente ao final do período ele seja um analista pronto;
  • Orientá-los quanto a escolha profissional também é importante, fazer o coach diário quanto a esta questão, trazer a experiência de funcionários e gestores que já passaram por esta fase ajuda enormemente a posicioná-los sobre suas escolhas futuras e se estão no lugar certo;
  • Formar além da atividade. 

Crédito da foto: Galtieri Oliveira

Ficou interessado e quer se inscrever nas vagas?

Os interessados em concorrer as vagas de estágio podem encontrar todas as opções e também realizar a inscrição pelo site da Aker, www.akersolutions.com , em Career.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria