• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Inscrições abertas para a 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




30/07/2022

Inscrições abertas para a 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio

Iniciativa tem como objetivo estimular a inovação nas empresas, com o apoio de novos talentos

Estão abertas as inscrições para a 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A iniciativa visa reconhecer e incentivar a implementação dos projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional dos jovens talentos, levando grandes resultados para as empresas a nível estadual e nacional. As inscrições podem ser feitas no site ielpr.org.br/premioielestagio, até o dia 21 de agosto de 2022. 

“Iniciativas como o Prêmio IEL reforçam essas boas práticas e estimulam a inovação, trazendo um novo olhar para o estágio. Ações como essa se apresentam como uma grande oportunidade para descobrir jovens talentos e ajudá-los no processo de desenvolvimento, para que futuramente assumam posições de liderança dentro das organizações, alinhados com a cultura da empresa”, diz Ana Paula Cintra, Coordenadora de Educação do Sistema Fiep e responsável pela etapa regional da premiação. “Quando a empresa abre portas para que esses jovens possam, a partir de projetos inovadores, colocar em prática os conteúdos da sua formação, o retorno é surpreendente! Muitas vezes esses projetos se tornam cases de sucesso, elevando o nível desses talentos e trazendo maior visibilidade para a empresa/indústria”, acrescenta. 

Por meio das categorias “Projetos Inovadores”; “Empresa Inovadora”; e “Ensino Inovador”; serão reconhecidas e premiadas empresas, estudantes, supervisores de estágio e instituições de ensino superior ou ensino técnico/profissional que apresentem projetos inovadores considerados aderentes ao conceito de inovação e às premissas definidas no regulamento da premiação. 

“O prêmio IEL de Estágio é uma oportunidade fantástica de valorização dos programas de estágio e, principalmente, do trabalho do futuro profissional! O prêmio é uma vitrine para o bom trabalho em que todos ganham; o estagiário por enriquecer seu currículo, a empresa por ser atrativa para selecionar os melhores candidatos a estagiários, e o IEL por se consolidar na ligação da academia com a indústria”, diz Daniel Canali, Senior Manager - Mechanical Products Engineering na multinacional norueguesa Aker Solutions e que foi o supervisor da estagiária vencedora da edição de 2020 da competição, na categoria empresas de grande porte. 

Para participar, além do preenchimento de formulário de submissão de projeto referente a categoria desejada, também será necessário enviar um vídeo, com duração de até 2 minutos, no formato MP4, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento. 

 

Sobre a categorias e premiação 

Além de prêmio em dinheiro para o 1º colocado na categoria Projetos Inovadores para micro/pequena, médio e grande empresa, os ganhadores de todas as categorias, na Etapa Regional (Paraná) também receberão certificado, troféu e divulgação nas mídias sociais. Já os ganhadores da Etapa Nacional, além de curso de capacitação, também receberão certificado, troféu e divulgação nas mídias sociais do IEL Nacional. 

Na categoria Projetos Inovadores será reconhecida a empresa, o estagiário e o supervisor que desenvolveu e implementou o projeto mais inovador. Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar na etapa Regional (Paraná), para as categorias micro e pequena empresa; média empresa; e grande empresa. Já a empresa que desenvolver e implementar o projeto de estágio mais inovador será reconhecida na Categoria Empresa Inovadora. 

“Promover o desenvolvimento de pessoas no início de carreira, reconhecendo suas ideias por meio de projetos inovadores são só alguns dos motivos que favorecem as empresas a participarem do Prêmio IEL de Estágio”, comenta Karim Cristina Aguilar, Coordenadora Nacional de Estágio IEL. “Fazer parte desta jornada acadêmica e transformar jovens talentos em profissionais reconhecidos traz todo o reconhecimento a empresa que participou deste processo”, acrescenta. 

Já a categoria Ensino Inovador visa reconhecer a instituição de ensino superior ou ensino técnico/profissional que incentiva e implementa projetos inovadores com estagiários. Nesta categoria, serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar na etapa nacional da competição e apenas o 1° lugar na etapa regional (Paraná) para Ensino Inovador Superior e Ensino Inovador Técnico, conforme previsto em Edital. 

A inscrição para a 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio será considerada efetivada quando o participante inscrito receber o e-mail de confirmação que será enviado para o endereço eletrônico cadastrado no ato da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação, o candidato inscrito deverá entrar em contato como IEL por meio do e-mail: estagio@ielpr.org.br. 

O evento de Premiação da Etapa Regional (Paraná) será realizado no dia 27 de setembro de 2022, em local a ser definido. Os projetos vencedores em 1° lugar de cada categoria serão habilitados para participar da etapa nacional da competição. 

 

De estagiária à integrante do time de Engenharia de multinacional norueguesa instalada no Paraná 

“Esse prêmio, além de uma enorme honra, foi muito importante para mim dentro da Aker Solutions. A partir dele abriram-se muitas portas dentro da empresa e eu pude me desenvolver ainda mais. É muito incrível ser reconhecida pelo meu trabalho, pelo meu gestor, pelo IEL e por toda a empresa. Isso é um imenso incentivo!", diz Pietra Veloso, atualmente junior design no time de Engenharia da Aker Solutions e vencedora do Prêmio IEL de Estágio 2020, na categoria empresas de grande porte, com um projeto de melhoria para o procedimento de Seal-Test do Módulo de Conexão Vertical (MCV). 

“Pietra atuou em um projeto de dispositivo de testes, realizou as diversas etapas de desenvolvimento sob orientação, com excelência, e chegou a uma solução muito eficiente, tanto em termos técnicos quanto econômicos. Hoje a Pietra é parte do nosso time de engenharia!”, conta Daniel Canali, Senior Manager - Mechanical Products Engineering na multinacional norueguesa Aker Solutions e que foi o supervisor de Pietra, na ocasião do estágio. “Atualmente contamos com muitos ex-estagiários no nosso quadro técnico e acreditamos fortemente que o programa de estágio é a melhor porta de entrada de novos profissionais, pois cria uma fundação sólida para o crescimento dentro da companhia”, acrescenta. 

 

Etapa Nacional do Prêmio IEL de Estágio 

Na etapa nacional, a avaliação dos projetos inovadores seguirá os seguintes critérios: qualidade dos benefícios do programa de estágio e cumprimento da Lei de Estágio; originalidade; resultado pretendido; iniciativa estratégica; gestão de projetos; grau e alcance dos resultados decorrentes da implantação do projeto inovador, considerando toda a jornada acadêmica dos jovens talentos e gestão das empresas; competências; e escalabilidade. 

Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria e classificações, exceto a categoria Empresa Inovadora, com classificação única. A divulgação do resultado da etapa nacional e premiação está prevista para o dia 26 de outubro de 2022. 

 

Confira a seguir as principais datas do Prêmio IEL de Estágio 2022 

Até 21/08/2022: recebimento das inscrições e envio da documentação 

27/09/2022: Cerimônia de Premiação Etapa Regional (Paraná) 

26/10/22: Divulgação do resultado da Etapa Nacional e Premiação 

O regulamento e todas as orientações para submissão de candidatura ao prêmio podem ser verificadas no site: ielpr.org.br/premioielestagio. 

Para os participantes com dúvidas ou dificuldades no processo de inscrição, o IEL disponibiliza o e-mail estagio@ielpr.ogr.br. 



NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria