• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Conheça os vencedores do Prêmio IEL de Estágio 2022

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




28/09/2022

Conheça os vencedores do Prêmio IEL de Estágio 2022

Sistema Fiep reconhece práticas inovadoras em empresas e instituições de ensino

Estimular a inovação e o desempenho de projetos inovadores, executados pelas empresas, estudantes e instituições de ensino, durante o programa de estágio. Este é o objetivo da 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio, realizado pelo Sistema Fiep, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Paraná.

A premiação da Etapa Regional (Paraná) aconteceu nesta terça-feira, 27, com troféus e certificados para as melhores práticas em instituições de ensino e empresas. A inovação não precisa ser uma grande transformação, mas o importante é causar impacto positivo, podendo ser somente uma mudança de processo, por exemplo.

Na categoria Educação inovadora, o Centro Universitário Cidade Verde, de Maringá, levou o prêmio. Para o reitor, José Carlos Barbieri, o programa de estágio é muito importante para que os acadêmicos sejam inseridos nas empresas, entendendo normas, regras e responsabilidades. “É por meio do estágio que se consegue aliar os saberes teóricos e práticos. É preciso que os nossos acadêmicos estejam no mundo do trabalho, para aplicar os seus conhecimentos e trazer soluções criativas e inovadoras”, comenta.

O título de Empresa inovadora foi para a empresa Furukawa Electric LatAm, por inovar em diversas frentes e com vários projetos. A representante da empresa, Priscila Freire, conta que o programa de estágio da empresa possibilitou o desenvolvimento de vários projetos. “Além do supervisor de estágio, temos padrinhos e madrinhas que auxiliam no desenvolvimento de um projeto final de estágio, identificando uma melhoria ou inovação no departamento em que atua.”

Já o título de Projetos inovadores teve vencedores nas categorias “Empresa de médio porte” e “Empresa de grande porte” e são premiados todos os que atuam no projeto: estagiário, supervisor e empresa. Os campeões foram os projetos “Sistema para detecção de vazamento de água”, do Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (médio porte), e “Power Over Ethernet – Diretrizes para aplicações seguras e confiáveis”, da empresa Furukawa Electric LatAm.

Para Diego Siedel Bertoline, estagiário vencedor na categoria Projeto inovador com o Instituto Lactec, os pontos mais importantes do estágio são conhecer os problemas reais das empresas e ter a oportunidade de propor novas soluções. “Receber o prêmio foi fantástico. Estou trabalhando neste projeto desde o início do ano, então é muito gratificante ser reconhecido”, afirma.

Vencedor na categoria Projeto inovador com a empresa Furukawa Electric LatAm, o estagiário Luis Otávio Ribeiro comenta que, no programa de estágio, desenvolveu uma boa bagagem que possibilitou ganhar o Prêmio IEL de Estágio. “O estágio abriu as portas do mercado de trabalho, da empresa e até mesmo das tecnologias do futuro. É importante estar imerso na cultura da empresa, entender o lugar que você está e se desenvolver a partir dos próprios interesses e os interesses da empresa”, indica.

Os projetos vencedores em 1° lugar de cada categoria na Etapa Regional estão habilitados para participar da Etapa Nacional da competição, que tem divulgação do resultado e premiação previstas para o dia 26 de outubro.

 

Confira a lista de vencedores da Etapa Regional:

EDUCAÇÃO INOVADORA

Centro Universitário Cidade Verde

 

EMPRESA INOVADORA

Furukawa Electric LatAm

 

PROJETOS INOVADORES (Empresas de médio porte)

1º lugar

Sistema para detecção de vazamento de água, do Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento

Estagiário: Diego Siedel Bertoline

Supervisor: Lourival Lippmann Júnior

Representante: Luiz Fernando Vianna

2º lugar

Automatização do sistema de monitoramento e controle de consumo de água, da empresa Brose do Brasil Ltda.

Estagiário: João Felipe Ribeiro da Silveira

Supervisor: Leandro Koga

Representante: Suelen Azevedo

3º lugar

Digitalização do processo de gerenciamento de testes, da empresa Brose do Brasil Ltda.

Estagiário: Eduardo da Silva Júlio

Supervisor: Fabio Sanson Lhle

Representante: Suelen Azevedo

 

PROJETOS INOVADORES (Empresas de grande porte)

1º lugar

Power Over Ethernet – Diretrizes para aplicações seguras e confiáveis, da empresa Furukawa Electric LatAm

Estagiário: Luis Otávio Ribeiro

Supervisora: Talita Aguiar Coelho

Representante: Fabianne Vanessa Henriques

2º lugar

Drenagem Urbana em BIM, da empresa TPF Engenharia Ltda.

Estagiária: Mahara Sphair

Supervisora: Tays Maria Rosado de Souza Bovet

Representante: Paulo de Souza Gonçalves Junior

 

*** Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria