• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • 7 dicas para você se dar bem nos processos seletivos

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




14/03/2023

7 dicas para você se dar bem nos processos seletivos

Descubra como se preparar na busca por uma vaga e para as etapas de recrutamento

Você quer ter uma oportunidade no mercado de trabalho, mas não sabe por onde começar? O IEL te ajuda a se organizar nesse processo. Acompanhe as dicas e prepare-se para se destacar nas etapas seletivas.

 

  • Prepare o seu currículo

O currículo precisa ser bem estruturado e adequado à vaga que você procura. As suas informações precisam estar claras e organizadas. Foque em elencar suas habilidades e competências de acordo com o que a vaga exige.

 

  • Mantenha-se atualizado

Como o mercado está em constante atualização, é importante que você também acompanhe essa evolução e as inovações relacionadas a sua área de atuação. Procure cursos que façam sentido para a sua carreira e para o que você deseja profissionalmente. O Click Sesi Senai tem excelentes opções de cursos para diversas áreas.

 

  • Venda sua imagem

O marketing pessoal é muito importante na busca por posições no mercado de trabalho porque te ajuda a ser mais conhecido, assim como o seu trabalho. O LinkedIn é uma ótima plataforma para que você comece a se conectar com outros profissionais e com empresas, além de ser bastante explorada pelos recrutadores. Aproveite essa rede social para divulgar seu portfólio ou as atividades relevantes que você já exerceu.

 

  • Procure a vaga certa e no lugar certo

Existem muitos sites e plataformas disponíveis para a busca por vagas. No Sistema Fiep, temos duas plataformas com focos diferentes: Vagas IEL Paraná, com oportunidades da indústria para estagiários e bolsistas; e o Emprega Senai, exclusivo para alunos e egressos do Senai, dos Colégios Sesi e da EJA do Sesi. Ainda não faz parte das nossas soluções educacionais? Cadastre-se agora mesmo e saiba como fazer parte dessa jornada!

 

  • Pesquise sobre a empresa

Você não precisa saber todo o histórico da empresa para a qual você se candidatou, mas pesquise o essencial. Qual é o ramo de atuação da empresa? Quais produtos ou serviços ela oferece? Conheça o perfil que a empresa busca para preencher a vaga.

 

  • Boa comunicação

As primeiras impressões causadas pelo candidato no contato inicial com a empresa são determinantes. Portanto, em uma entrevista, seja claro, ouça o que o recrutador fala ou pergunta e, sobretudo, fale a verdade. Procure transmitir quem você é, o que quer e como pode contribuir com a empresa. Ter argumentos e exemplos das habilidades que você possui contam pontos positivos na percepção do avaliador.

 

  • Foco nos testes

É comum que os processos seletivos envolvam algum tipo de teste ou avaliação. Nessa etapa, o tipo de seleção varia de acordo com a área de atuação e o cargo pretendido: raciocínio lógico, habilidades de escrita e situacional são alguns exemplos. Respire fundo, concentre-se, leia e compreenda o teste e administre o tempo disponível.

 

Gostou das dicas? O IEL está aqui para ajudar você, jovem talento, a encontrar a melhor oportunidade. Vem com a gente e boa sorte!

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria