• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • O papel do estágio no desenvolvimento profissional

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




30/11/2023

O papel do estágio no desenvolvimento profissional

Ganhar experiência e fortalecer rede de relacionamento durante o estágio pode alavancar a carreira

O estágio possibilita ao estudante a prática profissional aliada à formação acadêmica. Obrigatório ou não, permite estar em contato com os desafios reais das empresas e propor soluções por meio de práticas inovadoras, explorando a tecnologia e o desenvolvimento de habilidades comportamentais.

 

Como o estágio pode ajudar no desenvolvimento da carreira?

Em muitos casos, o estágio é a primeira oportunidade de trabalho do estudante. Essa inserção no mundo do trabalho, as relações interpessoais e o ambiente corporativo ajudam no desenvolvimento profissional, uma vez que a vivência no ambiente de trabalho, cursos e formações oferecidas pelas empresas se somam à formação acadêmica regular.

“Nesse sentido, pode-se destacar o desenvolvimento das soft skills como comunicação assertiva, liderança, relacionamento interpessoal, empatia, trabalho em equipe e resiliência, consideradas importantes para a empregabilidade”, aponta o analista de Educação e Negócios do Sistema Fiep, Solan Arantes Vicente.

Com a soma das hard skills e soft skills desenvolvidas durante o estágio, a experiência profissional, criação e fortalecimento da rede de relacionamento e o desenvolvimento de projetos, é possível ganhar visibilidade e capital profissional, além do aprendizado.

 

Por que contratar um estagiário?

Além de dar um impulso na carreira de um novo profissional e descobrir novos talentos, a empresa que contrata um estagiário – na maioria dos casos, nativo digital – ganha um olhar tecnológico para serviços e processos. Aprende-se muito com eles! Além disso, são facilmente moldáveis à cultura organizacional.

“Outro aspecto relevante é a possibilidade de transferência de saberes e tecnologias das instituições de ensino para os setores produtivos, permitindo a apropriação dos conhecimentos, tecnologias e técnicas contemporâneas”, diz Solan.

 

Clique aqui e conheça os programas do IEL que preparam sua equipe para os desafios de 2024.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria