• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • A aplicação da ciência e da tecnologia durante o estágio

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




09/02/2024 - Atualizado em 14/02/2024

A aplicação da ciência e da tecnologia durante o estágio

Neste 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o IEL apresenta o projeto de Mallú Gravon da Luz, 2º lugar no Prêmio IEL de Talentos 2023

Mallú Gravon da Luz é um exemplo de envolvimento com a ciência e a tecnologia aplicadas à indústria. Durante o estágio, no ano passado, ela desenvolveu um projeto para melhorar o fluxo da gestão de equipamentos de proteção individual (EPIs) na empresa.

A estagiária observou que os colaboradores precisam se deslocar pela fábrica para a sala de EPIs, sem ter conhecimento da disponibilidade dos equipamentos em tempo real. “A gestão de EPI's se baseia em visitar uma sala todos os dias para verificar a reposição dos itens. Além disso, para que o colaborador possa retirar o item, ele deve abandonar o posto de trabalho, atravessar a fábrica e esperar que alguém o atenda, sem saber se, de fato, irá receber o que necessita, pois não é possível verificar em tempo real a disponibilidade dos itens”, conta.

É nesse ponto que os conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos ajudam. Mallú, que estava no 4º período da graduação, utilizou ferramentas como análise SWOT, análises de custos e impactos, e uma busca para entender se existia um sistema já implementado no mercado.

 

Inovação que traz resultados

O projeto de Mallú para a Brose do Brasil prevê um sistema personalizado e adequado para o dia a dia da empresa, vinculado ao aplicativo corporativo e a um totem de referência. “Podemos reduzir até 80% da carga horária gasta com o antigo processo de entrega e gestão de EPIs, reduzir as horas perdidas dos colaboradores ao buscarem o serviço não atendido com assertividade e obter indicadores para possíveis melhorias.”

Aliando ciência e tecnologia, Mallú foi uma das finalistas do Prêmio IEL de Talentos 2023 no Paraná. Com o “EPI´S Management System”, ela conquistou o 2º lugar na premiação regional na categoria Estagiário Inovador – empresa de médio porte.

O projeto despertou interesse em outras empresas e continua em desenvolvimento para implementação em breve.

A história de Mallú revela a importância de fomentar a ciência e a inovação nos programas de estágio e é uma forma de relembrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado neste dia 11 de fevereiro. A data foi implementada pela Unesco e ONU-Mulheres para incentivar o papel de mulheres e meninas na ciência.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria