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22/02/2024

O que faz um projeto campeão do Prêmio IEL de Talentos?

Premiação reconhece projetos inovadores. Inscrições vão até o dia 31 de maio

As inscrições para o Prêmio IEL de Talentos 2024 estão abertas. Até o dia 31 de maio, estagiários, bolsistas, empresas e instituições de ensino podem se inscrever no site: www.ielpr.org.br/premioieltalento.

A premiação reconhece a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho e o estímulo à qualificação dos talentos para pesquisa em todo o país.

Para que a inscrição seja válida, é necessário responder ao questionário e anexar todos os documentos solicitados. Além disso, é importante estar atento às orientações para gravação do vídeo sobre o projeto, que deve ter, no máximo, 3 minutos.

 

Critérios de avaliação

O Prêmio IEL de Talentos reconhece projetos inovadores. Mas que é considerado inovador? A inovação se refere a produtos e/ou processos novos ou consideravelmente aperfeiçoados. É consequência de novos avanços tecnológicos, de novas conjunções de tecnologias e da utilização de outros conhecimentos adquiridos pela empresa. No entanto, não é obrigatório que seja novo para o mercado.

Os projetos executados são avaliados segundo os critérios abaixo.

Estagiário Inovador:

  1. Programa de estágio: Qualidade dos benefícios do programa de estágio e o cumprimento da Lei de Estágio (Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008).
  2. Iniciativa e Originalidade
  3. Benefício Pretendido
  4. Escalabilidade:  avalia o nível de compatibilidade e aderência do projeto com a Programa de estágio.
  5. Gestão do Projeto:  avalia o planejamento, a execução e a entrega de resultados.
  6. Impacto: grau e alcance dos resultados decorrentes da implantação do projeto inovador, considerando toda a jornada do estagiário e gestão da empresa.
  7. Competências: nível de execução dos integrantes considerando seu papel, sendo:
  • Estagiário: idealizar e/ou implementar as ações inovadoras nas rotinas do seu trabalho, levando aprendizado profissional e soluções para a empresa.
  • Supervisor: acompanhar e contribuir na implementação das ações inovadoras com o foco no aprendizado do estagiário e soluções para a empresa.
  1. Supervisão: avalia o grau de acompanhamento e contribuição na implementação das ações inovadoras com o foco no aprendizado do estagiário e soluções para a empresa.
  2. Aprendizado prático

 

Empresa Inovadora:

  1. Programa de estágio: Qualidade dos benefícios do programa de estágio e o cumprimento da Lei de Estágio (Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008).
  2. Iniciativa e Originalidade
  3. Benefício Pretendido
  4. Gestão de Projetos
  5. Impacto: grau e alcance dos resultados decorrentes da implantação do projeto inovador, considerando toda a jornada acadêmica dos jovens talentos e gestão das empresas.
  6. Competências: Proporcionar ações inovadoras contribuindo para o desenvolvimento profissional dos jovens talentos.
  7. Infraestrutura: Descrever as condições técnicas da empresa para a execução do projeto, considerando a estrutura disponível, a tecnologia a ser utilizada, as características do produto, processo ou serviço que se pretende gerar, e demais aspectos pertinentes.
  8. Acompanhamento
  9. Incentivo ao aprendizado prático

 

Educação Inovadora:

  1. Programa de estágio: Qualidade dos benefícios do programa de estágio e o cumprimento da Lei de Estágio (Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008).
  2. Iniciativa e Originalidade: nível de criatividade sobre o projeto; nível de autenticidade, criação e inspiração.
  3. Benefício Pretendido: nível de importância, autenticidade e conformidade com a implementação do projeto na instituição de ensino. Avalia os resultados obtidos com a inovação implementada.
  4. Gestão do Projeto e Escalabilidade: avalia o nível de compatibilidade e aderência do projeto com o Programa de estágio, grau do volume de ações inovadoras desenvolvidas decorrentes da implementação do projeto, destacando a quantidade de melhorias como um todo, ou seja, para estagiário, orientador e instituição de ensino
  5. Impacto
  6. Competências: incentivar o desenvolvimento da formação do aluno, conduzindo para uma atividade profissional.
  7. Estrutura e Logística: considera como o estágio é classificado no plano pedagógico, qualidade da política interna de estágio, revisões e melhorias do processo.
  8. Acompanhamento
  9. Incentivo ao aprendizado prático

 

Artigo Inovador:

  1. Conteúdo sobre inovação: O artigo deve tratar de tema relacionado a inovação, segundo o Manual de Oslo.
  2. Originalidade
  3. Relevância e Impacto do tema
  4. Adequação às normas e à estrutura do Regulamento: O artigo deverá seguir a estrutura proposta no Regulamento  e demonstrar a qualidade da metodologia científica utilizada, o método, padrões e procedimentos científicos adotados.
  5. Qualidade da redação

 

Projeto Inovador:

  1. Originalidade e Inovação
  2. Impacto gerado pelo projeto
  3. Gestão do projeto: Reconhece a empresa que realizou a melhor gestão do projeto inovador, considerando o seu escopo e metodologia (do planejamento até entrega e avaliação dos resultados e gestão do conhecimento), cronograma, acompanhamento, gestão de riscos e inovação na gestão.
  4. Competências desenvolvidas: Contribuição para a criação, desenvolvimento e retenção de competências e talentos para inovação na empresa.

 

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