• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Como desenvolver soft skills e hard skills no estágio

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




06/03/2024

Como desenvolver soft skills e hard skills no estágio

No ambiente corporativo, há o desafio de aprimorar as habilidades técnicas e socioemocionais para um trabalho eficiente

Os conceitos de soft skills e hard skills estão relacionados a habilidades desenvolvidas ao longo da vida. Enquanto soft skills são aquelas habilidades socioemocionais inerentes à personalidade dos indivíduos e que podem impulsionar resultados, as hard skills são as habilidades técnicas e operacionais adquiridas por cursos, qualificações e capacitações específicas para a área de trabalho.

Nos estágios, para aplicar o conhecimento técnico – hard skills – o estagiário é exposto a situações que vão necessitar o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais – soft skills –, como comunicação, pensamento crítico, trabalho em equipe, inteligência emocional, entre outras.

Quer um exemplo prático? Pense que você é estagiário na área administrativa financeira e gera boletos para pagamentos. Você domina a parte técnica do sistema, alimenta os dados e gera esses documentos. Porém, é preciso desenvolver também soft skills relacionadas à organização e à gestão do tempo, pensando nos prazos e vencimentos, para não prejudicar o faturamento da empresa.

 

Como aperfeiçoar as soft skills?

As soft skills podem ser desenvolvidas quando se busca o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Essas habilidades podem ser aprimoradas com o tempo. Ou seja, é possível adquiri-las, treiná-las e aperfeiçoá-las durante a carreira profissional. Algumas são incorporadas ao longo da vida das pessoas, seja pela convivência em família, na escola ou com amigos.

No mundo do trabalho, feedbacks, avaliações de desempenho e trocas de experiências em equipe auxiliam no desenvolvimento das soft skills. Já na vida pessoal, leituras, mentorias, psicoterapia e testes vocacionais e de perfis podem ajudar na percepção das suas habilidades.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria