• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Estágio: o que não te contam sobre essa experiência

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




SAIBA MAIS27/03/2024

Estágio: o que não te contam sobre essa experiência

Entenda como a atuação do estagiário pode colaborar para a cultura da empresa

A Lei do Estágio, de 2008, tem muitos detalhes que são importantes de se ter em mente. Logo no artigo 1º, a redação da Lei nº 11.788 é clara sobre quem pode fazer estágio: “(...) educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

No entanto, há uma diferença entre estágio obrigatório ou não obrigatório. No primeiro caso, o estágio diz respeito às horas previstas na grade curricular do curso, mas, mesmo sendo obrigatório, muitas empresas oferecem compensação financeira ou benefícios. Já no estágio não obrigatório, também conhecido como estágio remunerado, as empresas devem remunerar por meio de bolsa-auxílio e fornecer auxílio transporte. 


>> Leia também: 10 mitos e verdades sobre o estágio


Experiência profissional

Muitas empresas valorizam seus estagiários e veem seu potencial de contribuição de forma significativa para a equipe, com perspectivas e ideias que influenciam positivamente a cultura e o ambiente de trabalho.

A criatividade do estagiário pode ser uma vantagem para a inovação dentro da empresa e é uma ótima chance de colocar em prática o que ele está aprendendo na sala de aula. Além disso, outra contribuição pode ser com relação à familiaridade com novas tendências e tecnologias.

Por isso, empresas inovadoras investem cada vez mais no desenvolvimento dos estagiários e proporcionam oportunidades de crescimento de carreira. Alguns programas de estágio oferecem responsabilidades reais, permitindo que os estagiários assumam projetos importantes que, inclusive, podem ser reconhecidos no Prêmio IEL de Talentos.

No entanto, vale lembrar que os estagiários estão em processo de aprendizado e frequentemente precisam de mais supervisão e direção para desempenhar suas funções. Por isso, é obrigatório ter um supervisor com a mesma formação ou experiência na área.

 

Confira as oportunidades e os programas do IEL para empresas em: talento.ielpr.com.br.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria