• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Cases da metodologia lean office marcaram evento promovido pelo IEL no Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




EVENTOS04/08/2017 - Atualizado em 26/03/2018

Cases da metodologia lean office marcaram evento promovido pelo IEL no Paraná

?Workshop Pensamento Lean ? A Filosofia das Empresas de Sucesso? apresentou aos empresários os benefícios do novo serviço ofertado pelo Sistema Fiep

Nesta terça-feira, 1º de agosto, o IEL no Paraná promoveu o “Workshop Pensamento Lean – A Filosofia das Empresas de Sucesso” no Campus da Indústria do Sistema Fiep, com o objetivo de apresentar aos empresários os benefícios do novo serviço ofertado pelo IEL no Paraná, além de proporcionar a troca de experiências com empresas que já implementaram o método em sua área administrativa.

O workshop foi aberto por Fabrício Luz Lopes, gerente do Instituto Euvaldo Lodi no Paraná e Gerente Adjunto de Operações do Sistema Fiep, e por João Sousa, coordenador da Escola de Gestão do IEL. Junico Antunes, da Produttare, empresa que presta consultoria em gestão de produção e é parceira do IEL Nacional na Consultoria Lean Office, foi o primeiro palestrante. Ele explicou à plateia composta por mais de cem pessoas a origem do lean e as principais diferenças entre a metodologia e à engenharia de produção tradicional. “O lean trata de fazer mais com menos, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível, acreditando no desenvolvimento das pessoas da organização”, conceituou.

Na sequência, representantes de empresas e órgãos que já implementaram o lean office contaram sobre suas experiências. A primeira delas foi a Procuradoria Regional do Trabalho – 9ª região, que no final do mês passado finalizou a consultoria Lean Office com o IEL no Paraná. O procurador-chefe Gláucio de Araújo de Oliveira e a assessora de planejamento estratégico Luciane Sávio, contaram sobre os problemas enfrentados pelo Ministério Público, como corte orçamentário e falta de servidores, e de que forma o lean office está ajudando a alcançar a excelência de gestão, o desenvolvimento de competências e a valorizar e a motivar os servidores. Já Jonathan de Carvalho, da maternidade carioca Perinatal, contou sobre como o lean office foi crucial para diminuir o tempo do processo de internamento das pacientes.

O workshop foi encerrado por Eduardo Fayet, do IEL Nacional, que enfatizou que o lean office é parte de uma sequência de serviços de educação executiva ofertados pela instituição que visam a melhoria das atividades empresariais e, consequentemente, do país.

Sobre o lean office

Em 1970, em um cenário pós-Segunda Guerra Mundial, mesmo sem muito para investir, a indústria automobilística japonesa precisava retomar a competitividade. À frente da Toyota, o industrial Taiichi Ohno reinventou o modelo de gestão vigente, que, com baixo investimento, foi capaz de colocar sua empresa no páreo com as concorrentes norte-americanas. Para isso, olhou atentamente para todo o processo produtivo e eliminou qualquer espécie de desperdício, seja de tempo, espera, transporte, material, defeitos ou até mesmo locomoção de funcionários dentro da fábrica. O sucesso foi tanto que o chamado lean manufacturing, ou manufatura enxuta, migrou da indústria automotiva para as demais, rompendo inclusive as fronteiras das linhas de produção industriais.

Seguindo o mesmo pensamento, a Escola de Gestão do IEL lançou a consultoria Lean Office IEL. Criada pelo IEL Nacional, é direcionada à área administrativa das empresas, objetivando melhorar processos, otimizar recursos e reduzir perdas, a fim de alavancar resultados. 

Os resultados são mensurados em cinco dimensões: Financeiro, Cliente, Processos, Aprendizagem e Crescimento. De acordo com estudos recentes, o aumento da lucratividade chega a 37% depois do programa implementado. Entre as melhorias alcançadas estão: fluxos mais enxutos nos escritórios, maior flexibilidade nas operações administrativas, maior qualidade operacional, aumento de produtividade, melhoria do atendimento e redução do lead time.

A consultoria está disponível em três abordagens

  • Ganhos rápidos: com duração aproximada de 12 semanas, o lean é aplicado em um processo administrativo.
  • Ganhos simultâneos: com duração aproximada de 16 semanas, o lean é aplicado em quatro processos. Além disso, engloba a formação de líderes de melhoria de processos.
  • Roadmap - Self Assesment: com duração aproximada de uma semana, é um plano para a própria empresa implementar.

A empresa pode contratar cada uma das consultorias seguindo esta ordem ou optar por uma das três, de acordo com o nível de conhecimento/utilização dos conceitos Lean Office. Saiba mais sobre a Consultoria Lean Office IEL.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria