Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




31/08/2020

Dicas para combater a procrastinação

Se você deixa para amanhã o que pode ser feito hoje, essas dicas são para você

Você sofre da “síndrome” da procrastinação e frequentemente deixa tudo que precisa fazer para depois? Sente que isso se intensificou ainda mais neste período de isolamento social? 

Calma! Você não é o único a passar por isso, afinal, todos nós procrastinamos um pouco em algum momento da vida. A procrastinação, como sentido literal, é o ato de postergar para outro momento algo que poderia ser realizado no presente:  

pro.cras.ti.nar (lat procrastinarevtd 1 Deixar para outro dia, ou para um tempo futuro, por motivos repreensíveis; adiar: Procrastinar tarefas. vtd 2 Delongar, demorar, retardar: Procrastinar uma decisão. vint 3 Usar de delongas: Detestamos procrastinar. Antôn: abreviar. 

Deixar algumas tarefas para depois faz parte da natureza humana, mas em excesso, pode ser prejudicialatrapalhando o seu desempenho em todas as atividades que você realiza no dia a dia, além de causar danos a sua saúde física e metal.  

Se você se identificou com a situação acima, saiba que existem hábitos que podem ajudar no aumento da produtividade e melhor aproveitamento do tempo. 

  • Identifique a causa que faz você procrastinar 

A inação é muitas vezes causada por ansiedade, local de trabalho inapropriado, falta de motivação, falta de conhecimento ou capacidade técnica, medo de errar ou perfeccionismo. Qual(s) destas “chaves” te levam a adiar uma determinada tarefa? O autoconhecimento é importante para identificação das posturas prejudiciais. 

  • Tenha um objetivo definido 

Se você está sem foco, imagine quais os passos necessários para alcançar o seu objetivo. O que precisa vir primeiro? O que vem por último? Quais as ações são necessárias para que ele se realize? Organize os passos para se chegar lá, listando as dificuldades e como poderá enfrentá-las.  

  • Atribua tempo para a realização das atividades 

Separe-as por prioridade grau de dificuldade e então, estime um tempo para a realização de cada uma delas, se comprometendo com o prazo de entrega. Estas estimativas devem ser realistas, assim você evita a autossabotagem. E não menos importante: faça uma coisa de cada vez. Este método simplifica o padrão de trabalho, aumenta a qualidade e ainda evita situações de estresse.  

  • Procure ambientes que favoreçam a produtividade 

Você está em lugar barulhento, caótico e desorganizado? Coloque fones de ouvido ou desloque-se para outro local onde você possa ficar longe de distrações, barulhos ou meios que possam interrompê-lo com frequência. Se for o caso, retire as notificações do celular, deixe-o no silencioso ou estabeleça uma quantidade diária de minutos a serem usados para se conectar às redes sociais. Se outras pessoas interferem, seja franco e converse com elas, explique o porquê você precisa se manter 100% focado. 

  • Reveja seus hábitos

Um hábito saudável por desencadear outro hábito saudável. Parece lógico, mas sabe-se que mudanças na rotina afetam o bem-estar físico e mental. Procure se alimentar bem, dormir bem; faça exercícios físicos e cuide do seu corpo. Planeje corretamente sua rotina de trabalho e separe alguns momentos para lazer. Não hesite em pedir ajuda quando precisar. Conheça entenda suas limitações 

  • Estabeleça recompensas pelo seu progresso 

Crie pequenas recompensas pela realização das suas tarefas, isso o ajudará a trabalhar de maneira positiva e motivada. Sempre que possível, junte algo que você gosta com aquilo que você está procrastinando para tornar as coisas mais interessantes. Aplique pequenas punições no caso de não as concluir com êxito. Se você errar ou não conseguir atingir o objetivo, não seja tão duro consigo mesmo, mas entenda os motivos que o levaram a alcançar tal resultado. Apontar as falhas é essencial para melhorar os processos. 

Gostou das dicas? Tem outros métodos que ajudam a ser mais produtivo? Compartilhe conosco. Conte-nos quais são as suas dicas para acabar com a procrastinação 

Facebook do IEL

Todos
  • 07/04/2012Facebook

Twitter @ielpr

Todos

Agência Fiep

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
IEL   Instituto Euvaldo Lodi (Paraná)   Direitos Reservados
AV. COMENDADOR FRANCO, 1341 JARDIM BOTÂNICO 80215-090 CURITIBA PR