Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.






O estágio possibilita ao estudante a prática profissional aliada à formação acadêmica. Obrigatório ou não, permite estar em contato com os desafios reais das empresas e propor soluções por meio de práticas inovadoras, explorando a tecnologia e o desenvolvimento de habilidades comportamentais.
Em muitos casos, o estágio é a primeira oportunidade de trabalho do estudante. Essa inserção no mundo do trabalho, as relações interpessoais e o ambiente corporativo ajudam no desenvolvimento profissional, uma vez que a vivência no ambiente de trabalho, cursos e formações oferecidas pelas empresas se somam à formação acadêmica regular.
Nesse sentido, pode-se destacar o desenvolvimento das soft skills como comunicação assertiva, liderança, relacionamento interpessoal, empatia, trabalho em equipe e resiliência, consideradas importantes para a empregabilidade.
Com a soma das hard skills e soft skills desenvolvidas durante o estágio, a experiência profissional, criação e fortalecimento da rede de relacionamento e o desenvolvimento de projetos, é possível ganhar visibilidade e capital profissional, além do aprendizado.
Além de dar um impulso na carreira de um novo profissional e descobrir novos talentos, a empresa que contrata um estagiário – na maioria dos casos, nativo digital – ganha um olhar tecnológico para serviços e processos. Aprende-se muito com eles! Além disso, são facilmente moldáveis à cultura organizacional.
Outro aspecto relevante é a possibilidade de transferência de saberes e tecnologias das instituições de ensino para os setores produtivos, permitindo a apropriação dos conhecimentos, tecnologias e técnicas contemporâneas.
Clique aqui e conheça os programas do IEL que preparam sua equipe para os desafios de 2024.