• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • 4 dicas para escolher a pós-graduação certa pra você

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




EDUCAÇÃO25/07/2017 - Atualizado em 26/03/2018

4 dicas para escolher a pós-graduação certa pra você

O segundo semestre está aí e é mais uma oportunidade de iniciar a pós

Com o fim da graduação, é comum ficar em dúvida que rumo tomar: logo começar uma pós ou esperar um pouco para decidir? Para o gerente da Faculdade da Indústria IEL, Afrânio Gonçalves Júnior, fazer uma pós é uma iniciativa sempre bem-vinda na vida profissional, isso porque ela amplia a rede de contatos de uma forma geral. “Não espere muito tempo para buscar uma especialização, se possível já faça no ano seguinte ao término da graduação”, afirma. “Por meio desses cursos se faz contatos com profissionais que já estão na área escolhida e isso pode ajudar bastante no desenvolvimento da carreira”, destaca.

No entanto, algumas dicas podem ajudar na hora da escolha:

1- Faça uma auto avaliação

Analise seu momento profissional atual e seus objetivos futuros para que a pós-graduação seja o meio para atingir essa meta. “A escolha deve ser baseada no que a pessoa gosta de fazer, dessa forma, se tornará um profissional com um perfil de excelência”, garante Afrânio.

2- Analise o mercado

Apesar de ser crucial não ignorar as aptidões e gostos pessoais, é importante estar de olho nas demandas atuais e de futuro do mercado para identificar alternativas favoráveis. Para isso, é fundamental pesquisar, ler e dialogar com outros profissionais que fazem ou já fizeram a pós-graduação que você gostaria de cursar.

3- Una os estudos à rotina de trabalho

Uma pós pode tanto complementar os seus conhecimentos em uma determinada área, quanto suprir algumas falhas em outras. Por isso a pós-graduação deve ser vista como uma possibilidade de crescimento e deve permitir uma compatibilização com a sua rotina profissional. Desta forma, o ideal é que já coloque em prática os seus conhecimentos no decorrer do curso.

4- Especialização, MBA ou mestrado?

O MBA (Master of Business Administration) é indicado ao profissional que busca a gestão. Já a especialização é quem quer estreitar o conhecimento em determinada área, “se tornar um especialista”. Para optar entre um e outro, Afrânio explica que é necessário olhar para o futuro. “Que carreira o profissional quer seguir?”, questiona. “Se for em formato vertical, caminhando para a gestão de equipes, o MBA é fundamental; já para afinar conhecimentos em determinado setor, a especialização é indicada”, afirma. “O profissional que faz uma pós de cada modalidade também sai ganhando”, completa.

Para Afrânio, o mestrado deixou de ser indicado apenas para quem quer trabalhar na área acadêmica. “Muitas empresas e indústrias contratam mestres e devemos lembrar que se a pessoa se preocupa e tem interesse em aprender continuamente, se destaca perante os demais e tem mais chances de uma promoção e reconhecimento”, finaliza.

A Faculdade da Indústria IEL está com as inscrições abertas para os cursos de pós-graduação com início no segundo semestre de 2017. Em Curitiba (campus da Indústria) os cursos ofertados são: MBA em Liderança para Inovação; MBA em Estruturação de Projetos de Compliance; Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Pós-Graduação em Processo Civil. Já em São José dos Pinhais, MBA em Gestão Industrial.

Saiba mais sobre a Pós-Graduação no site da Faculdade da Indústria IEL.

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria