• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Organização internacional procura startup com solução inovadora para agricultura da África

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




INOVAÇÃO21/01/2018 - Atualizado em 22/01/2018

Organização internacional procura startup com solução inovadora para agricultura da África

Durante passagem pelo Brasil, a Real Seed Project esteve no Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep com o objetivo de encontrar empresas com ideias de alto impacto que poderão revolucionar o agronegócio do continente africano.
A tecnologia é parte essencial do futuro da agricultura e, para causar um impacto mais profundo, são necessárias ideias inovadoras. Para “caçar” as melhores soluções para o agronegócio, a organização internacional Real Seed Project está viajando por diversos países, como Índia, Indonésia, Austrália, Estados Unidos, e, mais recentemente, o Brasil. Durante a estadia aqui, na última semana, o grupo esteve em Curitiba no Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep e ouviu as ideias de dez startups parceiras.

O nosso país foi selecionado pela relevância do setor agrícola. “Além disso, há semelhanças com países africanos, como o clima tropical e a importância dos pequenos produtores. O Brasil também está se tornando cada vez mais inovador”, diz a engenheira bioquímica Lina Belmaachi, co-fundadora da Real Seed Project. Para chegar a essa conclusão, ela e os outros quatro integrantes (jovens formados em áreas como Negócios e Análise de Dados) pesquisaram a fundo sobre as chamadas “AgTech Startups” e perceberam que as mais relevantes são brasileiras.


Lina Belmaachi (esquerda) e time da Real Seed Project em campo. 

Ecossistema estimulante

A escolha por Curitiba passa por uma indicação da StartUpBRICS, entidade francesa com a qual o Sistema Fiep assinou um MoU (Memorandum of Understanding), com o objetivo de aproximar os ecossistemas de inovação das duas instituições. Lina conta que ficou impressionada com a diversidade das startups da incubadora do Sistema Fiep. “É claramente um ecossistema estimulante”, opina.

Entre as empresas ouvidas, esteve a GoEpik – incubada do Sistema Fiep que foi eleita a startup mais atraente em 2017 pelo ranking 100 Open Startups –, Já entendi, Lince, Metha, Qualicode, 4Vants, Waas, Peacelabs, Favo e Agricultura Simples.

10 startups participaram do Pitch Day no Sistema Fiep.

Oportunidade no exterior

Parceira de diversos atores do agronegócio da África, como indústrias, o próximo passo da Real Seed Project é analisar as startups que participaram do pitch (apresentação de ideias). “Depois, vamos decidir se algumas delas podem ser conectadas a um de nossos parceiros e, potencialmente, participar de projetos na África”, explica Belmaachi. As selecionadas também farão parte do ranking 50 Best AgTech Startups, que será revelado em 2018 durante uma conferência em Paris.

Saiba mais sobre o Centro Internacional de Inovação e conheça as oportunidades para startups no Sistema Fiep.

>> Read in English

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria