• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Inova Talentos viabiliza projetos de inovação nas indústrias

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




INOVAÇÃO04/07/2017 - Atualizado em 26/03/2018

Inova Talentos viabiliza projetos de inovação nas indústrias

Projetos avaliados trouxeram diversidade de temas

O Inova Talentos, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema Fiep, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi criado em 2013 com o objetivo de incentivar a inovação nos setores produtivos e aumentar a presença de profissionais inovadores nas indústrias. Desde a sua primeira edição, o programa já viabilizou mais de 60 projetos em empresas paranaenses e abriu oportunidades para que 90 trainees mostrassem seus talentos com a inovação.



Foto: Portal da Indústria

A cada ano, as empresas interessadas submetem seu projetos e o IEL seleciona até três bolsistas que desenvolverão a ideia. Os bolsistas do programa podem estar no penúltimo ou último ano de graduação ou serem recém-formados, mestres ou doutores. As bolsas variam de R$ 1.500 para estudantes nos dois últimos anos de curso superior, a R$ 4.500 para doutores.

Nos dias 27 e 28 de junho as equipes de empresas como Bosch, Grupo O Boticário, Renault, Senai e Volvo, participantes da edição regional deste ano na categoria Equipe Destaque, apresentaram seus projetos à banca avaliadora composta por Christiane Bischof dos Santos (FAE), Flavio Numata Junior (FAE), Juliana de Toledo Machado (FESP), Fabrizio Nicolai Mancini (UTFPR) e Glauco Furstenberger (PUCPR).

Segundo os avaliadores, nesta edição foi possível notar o amadurecimento dos projetos, que foram de temas bastante diversificados e desenvolvidos por alunos de formações variadas. “As empresas estão abrindo a cabeça e absorvendo bolsistas de profissões que não são tradicionalmente da indústria” disse Juliana de Toledo Machado. “Estão vendo que várias áreas são capazes de contribuir,”

História de sucesso

Adrianno Esnarriaga Sereno, formado em Engenharia da Computação, apresentou o projeto “Tecnologia RFID aplicada aos processos de Fabricação e Supply Chain”, da Renault do Brasil, na tarde do dia 28. Depois de nove meses trabalhando no projeto, ele foi contratado pela empresa e hoje, cursa MBA em Gerenciamento de Projetos. “Ter participado do Inova Talentos possibilitou meu acesso a uma grande empresa e que ganhasse bastante experiência em pouco tempo”, diz.

Além disso, Adrianno conta que, por meio de sessões de coaching, desenvolveu o gerenciamento de conflitos e de stakeholders, além da cultura da inovação, melhorou sua comunicação e capacidade de trabalhar em equipe. “Sou outro profissional, ainda tenho muito o que aprender, mas o aprendizado foi enorme”, garante. “Iniciativas como o Inova Talentos devem ser respeitadas e valorizadas, pois comprovam que jovens recém-formados podem aprender muito e ainda gerar ideias diferentes para as empresas.”

As três equipes vencedoras serão conhecidas no evento de premiação, que acontece em 24 de agosto no Campus da Indústria do Sistema Fiep. Eles, e mais dois indicados, participarão da etapa nacional, que neste ano acontece em outubro em Curitiba. Saiba mais sobre o programa >>

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria