Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




11/04/2012

Para Empresas: Programa de Qualificação de Fornecedores

Prepara empresas fornecedoras, visando atender determinadas exigências de compradoras

O Programa de Qualificação de Fornecedores - PQF é uma metodologia para a promoção e fortalecimento das competências técnicas e empresariais dos fornecedores do setor de atuação (em foco), incluindo a capacitação, o desenvolvimento e a qualificação das empresas, visando a melhoria da qualidade dos materiais, serviços e atendimento oferecido à cadeia produtiva e ampliando a participação e o posicionamento nos mercados regional e nacional. O programa toma como base técnicas de gestão reconhecidas no mercado, promovendo a identificação de características específicas do grupo de fornecedores e promovendo ações definidas para a evolução e melhoria de desempenho de toda a cadeia produtiva.

Conteúdos do PQF

 Os conteúdos abordados no PQF são definidos de acordo com as necessidades específicas de cada cadeia de fornecimento, sendo um conteúdo customizado e definido em conjunto com as empresas âncoras, podendo incluir temas tais:

  • Gestão da Qualidade
  • Gestão da Produção
  • Gestão Financeira
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão da Inovação

Objetivos do PQF

 O PQF cria e estreita vínculos de negócios sustentáveis entre grandes e médias empresas e pequenas e microempresas locais. Além disso, prepara empresas fornecedoras para atender às exigências das grandes compradoras a partir da qualificação de funcionários e das consultorias em gestão.

Como funciona

A empresa âncora contrata o IEL/PR para qualificar sua cadeia produtiva, indicando os fornecedores que ela gostaria que participasse da formação. É realizada uma sensibilização com os fornecedores atuais e potenciais da empresa para apresentação da proposta e o custo do programa é dividido entre empresa âncora e fornecedores participantes.

Benefícios para as empresas âncoras

As empresas-âncora ganham com o aumento da competitividade, pois há redução dos custos de produção. Também ganham com a eficiência no fornecimento, a redução dos custos com transporte e dos riscos da cadeia de suprimentos. Como os fornecedores são monitorados permanentemente no cumprimento dos requisitos legais, a âncora fortalece sua imagem de empresa social e ambientalmente responsável. 

Benefícios para as empresas fornecedoras

Os fornecedores aumentam o volume de vendas e a interação com grandes empresas. Têm maior acesso ao mercado à qualificação e a redes de contato. Também ganham com a maior transparência dos critérios técnicos exigidos pelas âncoras para fornecimento e a redução dos custos de qualificação. 

Etapas do PQF

O programa é composto por quatro etapas ao todo: sensibilização, realização de diagnóstico nas empresas fornecedoras, com critérios e indicadores pré-estabelecidos, qualificação/capacitação das empresas por meio de aulas expositivas e práticas, além de visitas técnicas e certificação de empresas após uma avaliação realizada pelo IEL/PR.

Etapas do PQN - PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Investimento

O valor do investimento é calculado de acordo com cada empresa, avaliando os temas a serem trabalhados e a carga horária prevista para a realização do programa.

Contato

Escola de Gestão IEL 
(41) 3271-7654
escoladegestao@ielpr.org.br

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria