• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Como elaborar um currículo para concorrer a vagas de estágio

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




24/01/2024

Como elaborar um currículo para concorrer a vagas de estágio

Se você ainda não tem experiência profissional e está procurando a primeira oportunidade, fique ligado nas dicas do IEL Paraná

Currículo é um breve resumo sobre você, sua formação acadêmica, qualificações, idiomas, habilidades, projetos realizados, objetivos e experiências profissionais. É a primeira impressão que o recrutador tem sobre você quando se candidatar a uma vaga.

Confira abaixo algumas dicas do IEL Paraná para deixar o seu currículo mais atrativo.

 

5 dicas para elaboração do currículo

Estética

O layout do currículo gera o primeiro impacto para o recrutador. Coloque as informações de forma que a leitura do seu currículo seja agradável, compreensível e padronizada.

Objetividade

É por meio do currículo que os recrutadores avaliam sua compatibilidade de requisitos à vaga divulgada. Descreva de forma sucinta seus conhecimentos e habilidades que se conectem com os requisitos da vaga ofertada.

Erros ortográficos

Erros ortográficos podem prejudicar sua imagem no momento da leitura pelos recrutadores. Para evitá-los, utilize ferramentas e aplicativos para criação de textos, para corrigir o que for necessário.

Pontos fortes

Valorize seus pontos fortes, competências e aptidões voltados a oportunidade que está buscando. Aqui você destaca características positivas (sejam elas técnicas ou comportamentais) com base nas especificidades da vaga ofertada.

Personalização

Seu currículo deve ser personalizado de acordo com o cargo que deseja se candidatar/atividades que quer aprender, se desenvolver ou realizar. A dica é que você adapte as informações do currículo de acordo com as especificidades da função, destacando suas competências técnicas e comportamentais mais compatíveis.

 

O que colocar no currículo profissional se não tenho experiência?

A busca pela primeira colocação profissional pode parecer uma “missão quase impossível”, mas, fica tranquilo, este é um dos sentimentos mais comuns na busca da primeira oportunidade e estamos aqui para compartilhar algumas dicas super legais que auxiliarão na elaboração do seu currículo.

 

Objetivo profissional

Insira um texto reduzido informando a área que deseja atuar e suas expectativas profissionais. Seja específico e direto. As empresas valorizam os profissionais que sabem onde querem chegar.

Exemplo:

❌ Desejo contribuir com esta empresa conquistar a minha independência pessoal em um ambiente de trabalho que traga oportunidades de crescimento.

✔️ Desejo atuar na área de vendas, aprimorando as minhas habilidades comerciais e ganhando experiência em lidar com o público.

 

Destaque sua formação acadêmica

Aqui, você deve aproveitar para contextualizar sua trajetória acadêmica, evitando se contentar em apenas informar onde você cursou o ensino médio ou o ensino superior. Descreva competências desenvolvidas ao longo da sua formação, palestras, workshops, que participou. Cursos extracurriculares também contam como pontos positivos no momento de selecionar seu currículo para uma próxima etapa do processo seletivo. A busca por conhecimento e aprendizados contínuos é bastante valorizado no mercado de trabalho e diferenciará seu currículo de outros concorrentes.

O que deve ter nessa seção:

  • Curso;
  • Instituição de ensino: nome e cidade;
  • Conclusão prevista: mês/ano;
  • Tema do trabalho de conclusão de curso;
  • Matérias optativas;
  • Carga horária;
  • Curso(s) extracurricular(es).

 

cv

Inclua idiomas

Na preparação do currículo, a seção dos idiomas deve vir logo após a formação acadêmica. Crie uma seção exclusiva. Ela tem sido um requisito cada vez mais fundamental para as empresas. Aqui estão algumas dicas para você autoavaliar sua fluência:

  • Básico: apresenta leve compreensão do idioma. Capacidade de compreender expressões cotidianas, se apresentar e entender enunciados simples quando o interlocutor fala algo lentamente.
  • Intermediário: consegue iniciar uma conversa. Nesse nível há compreensão de textos e já tem um vocabulário na sua área de especialidade.
  • Avançado: boa fala e domínio de leitura e a escrita. Compreende textos complexos e expressa-se de maneira espontânea sem esforço.
  • Fluente: domínio total do idioma. Normalmente chega-se a este nível a pessoa ter morado no exterior por um bom tempo.

 

Cursos

Relacione a realização de cursos relevantes que combinem com a vaga deseja. Insira o nome da instituição de ensino, período da realização dos cursos, e, principalmente, competências adquiridas ou desenvolvidas. É muito importante que haja um registro ou algum tipo de certificado.

 

Projetos

Se você idealizou, coparticipou na construção e/ou execução de algum projeto ao longo da sua formação acadêmica, destaque no currículo. Os projetos agregam valor à carreira e são bem-vistos nos processos de seleção. Informe o objetivo, resultados alcançados e lições aprendidas.

 

Portfólio

Se você possui uma coleção de trabalhos realizados ao longo da sua formação acadêmica, essa seção pode trazer vantagens competitivas. Mas vale ressaltar aqui que o portfólio não é a mesma coisa que um currículo. É uma forma de mostrar na prática do que você é capaz.

 

Reconhecimentos e prêmios

Nesta seção é muito importante destacar suas boas ideias a partir de reconhecimentos formais, prêmios entre outros. Caso os tenha recebido, você deve mencioná-lo nessa parte do currículo. Informe sobre a premiação, a categoria que venceu e o ano. Se você não venceu, mencione mesmo assim uma possível indicação. Isso também é um reconhecimento do esforço e trabalho.

 

Voluntariado

O trabalho voluntário ou voluntariado é um ato praticado por um indivíduo ou grupo de indivíduos que executam algum tipo de trabalho que resulte no bem-estar para sociedade, abdicando de qualquer tipo de remuneração. É uma oportunidade de oferecer o seu tempo e o seu esforço de forma gratuita para as causas nas quais você acredita. Liste seus trabalhos voluntários começando pelos mais recentes. Descreva o nome da organização para a qual prestou o trabalho, a função exercida e informe as principais atividades realizadas, destacando as competências desenvolvidas.

Exemplo:

Auxiliei na captação de recursos financeiros para evento beneficente.

Colaboração: Aline Zacarias Dombek

NOTÍCIA - Artigos

Todos

NOTÍCIAS - EDUCAÇÃO

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria